AULA 05 – O QUE É LÁTEX

O QUE É O LÁTEX?

O látex (palavra latina para licor) que flui da casca da hevea Brasiliensis não é uma seiva, muito menos uma resina. É o conteúdo vivo de uma célula! Daí toda sua especificidade e magia.

Ele é produzido pela casca tenra da árvore, o líber. A seiva da árvore assegura a distribuição da água, dos sais minerais ou açucares enquanto o látex é mais envolvido nos mecanismos naturais da defesa da árvore.

A borracha se localiza em pequenas partículas em suspensão no látex, do qual representa mais de 90 % do peso seco. Essas partículas são constituídas de 97 % de hidrocarburos, o 2-métilbuta-1,3-dieno (C5H8), mais conhecido sob o nome de cis-poliisopreno; a membrana que as rodeia contém proteínas, lipídios e glucídios.

O látex da borracha natural, portanto é uma dispersão coloidal de um polímero, ou seja as moléculas não são dissolvidas mas apenas dispersas num ambiente aquoso ao pH  entre 7,0 e 7,2, produzido pela árvore Heveas Brasiliensis cuja composição é a seguinte:

água 45 – 60 %
poliisopreno cis 1-4(= borracha natural) 30 – 45 %
diversos 5 – 6 %
Proteínas 0.5 – 1%
lipídios 1.6%
hidratos de carbono Cm(H2O)n 1.3 %
iões inorgânicos(Mg2+, Ca2+,… ) 0.5 %

NB: São as proteínas presentes no látex da borracha natural que são a causa das alergias ao látex.

Existe, igualmente, látex de borrachas sintéticas para as borrachas seguintes: o policloropreno CR, a borracha nitrílica NBR, a borracha de estireno–Butadieno SBR, o R em sufixo significando "Rubber", borracha em Inglês.

A COLHEITA

Para colher o látex, faz-se uma incisão da casca da hevea até o câmbio vascular necessitando uma grande habilidade do seringueiro a fim de não danificar a árvore. Essa operação se chama sangria por analogia a um sistema circulatório, tal como o sistema sanguíneo.

Por conseguinte, como quando alguém se machuca ou se corta, assim que a casca da árvore é cortada, o corte deixa passar rapidamente as gotas do látex (aproximadamente 30g/dia), dado a altíssima pressão interna (10 a 15 atmosferas). Esse líquido branco leitoso é então recolhido em recipientes.

A colheita não é feita ao longo de um ano inteiro. Durante a estação de chuva, ela é interrompida. É o que chamamos de Wintering. A árvore é colocada para descansar.

A árvore começa a produzir látex quando seu diâmetro é aproximadamente de 50cm ou seja quando ela tem aproximadamente 7 anos. A produção será feita durante uma média de trinta anos.

A TRANSFORMAÇÃO DO LÁTEX DA HEVEA EM PRODUTO COMERCIAL

Os manufatureiros usam a borracha sob duas formas: o látex concentrado líquido e a borracha sólida.

O látex concentrado da borracha natural

Para impedir a coagulação do látex, adiciona-se algumas gotas de amônia antes de colocá-lo em centrífugas que eliminam uma parte da água e fazem com que a concentração da borracha chegue entre 61 e 63 %. Alguns estabilizantes químicos são adicionados a fim de assegurar sua conservação.

Após a formulação, o látex de borracha natural resultará na fabricação de itens embebidos tais como as luvas cirúrgicas, bexigas infláveis ou camisinhas.

QUIZ - O látex